segunda-feira, junho 01, 2009

Loucura X Sanidade

Para muitos (ou para todos?) há uma linha tênue entre a sanidade e a loucura.
Se tal linha é muito ultrapassada, corre-se o risco de não ter mais volta. Para um lado ou para o outro. O que para mim configura 'loucura' de qualquer forma, sendo que sanidade mental demais, tampouco faz bem.
Lendo algumas coisas sobre o que pensava Freud, descobri que:
"A psicanálise rompeu também com os campos da medicina e da psiquiatria ao conceder à loucura o estatuto de verdade, considerando-a como portadora de sentido e não como uma anomalia na estrutura do corpo, sobre a qual a palavra não possuía qualquer poder revelador. Mais ainda, para ele “o estado emotivo é sempre justificado” (Freud, 1895/1980, vol. III, p. 89) e o sofrimento é que mostra que a experiência psíquica é verdadeira, no sentido que tal afeto mostra a verdade que o sujeito atribui a si mesmo. "
Dessa forma, pode-se constatar a verdade contida na loucura. Me refiro mais à loucura, porque a sanidade é considerada "normal", portanto não nos desperta tanto interesse...
Continuando esse raciocínio, para Freud a loucura possuía princípios semelhantes ao pensamento “normal”, estando aberta à interpretação pelos mesmos princípios de qualquer funcionamento mental.
Ou seja, a historinha inicial da linha tênue se mantém. E continuo sem saber de que lado estou. Talvez você também se ponha a pensar em tal fato...

Nenhum comentário: