quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Hoje foi mais um daqueles dias de tentativa de conseguir mais aulas. Quem é professor act como eu, sabe bem do que estou falando. É impressionante a maneira como somos "tratados". Horas e horas esperando, cultivando uma esperança que se dissipa rápido e você se sente frustrado. Mais uma vez.
Hoje foi assim: fiquei lá por um tempo e quando descobri que só tinha uma vaga desisti. Fico me perguntando porque não dizem no edital que só tem uma vaga. Ou então descartam logo a disciplina do edital: economizaríamos tempo e dinheiro.
Além das frustrações sofridas com as escolhas de aula, outras ocorreram nos últimos tempos que me fizeram questionar se é isso que quero pra minha vida. Engraçado eu dizer isso, porque sempre fui uma defensora da educação. Sempre bradei aos quatro ventos que amava o que fazia, que sabia onde tinha me metido e que quem gosta do que faz vai até onde quer. Acreditava na frase de Lindolf Bell "Menor que meu sonho não posso ser", e hoje estou aqui, cansada disso tudo. Cansada de ver meus esforços irem por água abaixo; cansada de ver que ao mesmo tempo que querem gente qualificada, não apoiam nem remuneram nossa qualificação; cansada de ver gente que só dá aulas pelo dinheiro que vai receber e essas são as que sempre se dão bem; cansada de frustrações com pessoas, com o sistema, comigo mesma.
Ainda amo o que aprendi, queria de verdade trabalhar com a língua espanhola, foi uma escolha acertada. Mas ser professora a vida toda já é algo bastante questionável pra mim. Fico muito triste em afirmar isso. Muito mesmo. Porque acreditei nisso, apostei minhas fichas nisso, e agora só tenho a dizer que estou largando as armas. E que perdi mais uma aposta.

2 comentários:

Elem disse...

Ow... não fale isso !
Somente os dedicados poderão mudar essa situação. E nós fazemos parte deste grupo... Tenha fé !
Pense nas milhões de coisas boas que nossa profissão oferece....
Força, gata!
Beijão

Anônimo disse...

Vc nem imagina como dói ler isso... Ontem mesmo eu falei enfaticamente para um garoto de 19 anos que ainda não sabe o que fazer da vida que não importa o que se faça, mas que se faça com amor! Falei de boca cheia que várias profissões estão saturadas, mas o que vale é fazer A diferença, e A diferença só existe se vc acreditar no que faz! Ontem meu coração se encheu de alegria e re-acreditei na minha profissão... Não foi uma nem duas vezes que ouvi que ser psicóloga era pedir para ser pobre... mas eu sempre acreditei que o que importava era fazer bem feito... Releia um post seu lá embaixo... Nada como um dia após o outro e uma noite cortando unhas no meio... "corte as unhas", ou: limpe as arestas, com tamanha concentração que os problemas se dissiparão, ou ao menos, parecerão menos importantes! Me dá medo ouvir que alguém vai desistir... Pq se todo mundo decidir desistir... o que vai ser do mundo? :s De qquer jeito, qquer decisão que vc vá tomar, BOA SORTE! E que vc não perca a fé, a coragem e a verdade que está dentro do seu coração! =*